sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Antevisão: Matías a 10 pode partir a loiça... ou não!

É minha opinião dizer que o jogo de amanhã se decidirá na forma como as duas equipas armarem os respectivos ataques e, sobretudo em quem depositarão a responsabilidade para o fazer. De ambos os lados, é aí que - penso - se vão definir os papéis do jogo. Acho ainda que o Sporting não deve ficar na expectativa, mas entrar para mandar no jogo, sem demasiada sede ao pote, mas mandão o suficiente para não deixar os rivais "pegarem" no jogo.
O benfica é uma equipa forte, com uma mentalidade forte e com um treinador que, apesar da ausência de domínio da língua portuguesa, domina bastante bem a linguagem futebolística. O que nos apresenta um desafio complicado, mas sobretudo aliciante, porque o Sporting é uma equipa muito mais forte do que num passado recente, com uma fortalecida mentalidade e com um treinador que, não sendo fantástico, que o não é, mostra competência. Teoricamente, pode não chegar, mas já é um excelente começo.
Nas duas equipas há quatro figuras que podem decidir o derby eterno, pressupondo que nenhum erro absolutamente evitável acontece: Do lado encarnado, penso que Gaitan e, sobretudo Aimar são os que mais se destacam e, do lado do Sporting, Capel, mas sobretudo Matías podem decidir. E não estou a falar de golos, estou a falar de domínio, de jogo jogado e consequentemente, de maiores e melhores oportunidades para vencer.
De Aimar e Gaitan, sei do que são capazes e com espaço podem tornar o jogo muito complicado ao Sporting, mas Capel e, sobretudo Matías, podem fazer pender a balança para o nosso lado.
Capel tem aquele estilo temerário, de partir para cima do adversário, mas muitas vezes torna-se inconsequente, dado o seu estilo rápido e raçudo sempre de cabeça no chão. Ainda para mais quando vai apanhar pela frente um dos jogadores, tal como  Javi  Garcia e  Fernando do Porto, mais faltosos e inacreditavelmente protegidos pelos árbitros. A entrada de Ínsua para a lateral esquerda, para além de acrescentar inegável qualidade, fixou e "amadureceu" o espanhol. Pode e será concerteza uma mais valia se estiver bem fisica e mentalmente. Dará muito trabalho ao sarrafeiro do Maxi.
O Matías, compensado por Schaars e Elias (muito importantes também no que fizer o chileno), pode ser a estrela do  jogo. É, tal como Aimar, um jogador com características e inteligência futebolística acima da média. Tem uma capacidade de inventar espaços onde eles normalmente não existem e num jogo como este a capacidade para desbloquear pode ser muito importante. Para isso, o Domingos, na minha modesta opinião, o que tem a fazer é meter o Matías a 10 e não encostado à direita, onde invariavelmente, se perde.
O chileno quando joga no meio e é liberto pelos seus companheiros de sector para fazer aquilo que sabe realmente fazer, torna-se um 10 puro, como já existem poucos no mundo. Raramente perde uma bola controlada, sabe muito bem acelerar ou travar o jogo e a capacidade de passe nos últimos 20 metros, nomeadamente o último passe, melhora substancialmente, o que pode criar inúmeras situações de finalização. Que o digam Marcelo Bielsa e Claudio Borghi. Tanto o anterior como o actual seleccionador do Chile, metiam o Matías onde ele rende mais: A 10! E com resultados visíveis.
Mas para Matías brilhar e fazer brilhar o Sporting, o Sporting tem que jogar em posse e não pode forçar o jogo directo. Muito menos abusar do jogo aéreo, onde perde claramente nos duelos individuais.
De pé para pé, com segurança, confiança e concentração, penso que a diferença (que existe mas não é tão significativa quando se quer fazer entender) entre as equipas não se notará. E estando equilibrado nesse ponto, jogadores como o Matías, Capel e mesmo o Carrillo (embora este último seja perigoso para um jogo destes) podem fazer, de facto a diferença. Mas atenção que, do outro lado, está uma equipa que também os tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário