quinta-feira, 3 de novembro de 2011

É o facilitismo que me irrita

Já não me irritava tanto com um jogo do Sporting há algum tempo. E não me irritava por diversas ordens de razões, seja porque o Sporting simplesmente não jogava e por isso nem valia a pena, caso no ano passado, seja pelo facto de o Sporting poder e dever fazer muito mais do que aquilo que, no limite, conseguiu , como foi o caso de hoje.
O Vaslui, convenhamos, é muito fraquinho, o que em condições normais faria que o Sporting ganhasse naturalmente, mesmo com algumas poupanças, mas tal não sucedeu e passo a descrever o que na minha humilde opinião está na base do insucesso.
Desde logo, a excessiva mudança no onze. O Sporting, lembremo-nos, não tem cultura de vitória natural, sustendada por anos e anos de troféus. O Sporting tem uma cultura de vitória com apenas 10 jogos e por isso mesmo, penso que a excessiva poupança passou uma mensagem, ainda que subliminar, de facilitismo à equipa. Por outro lado acho que o não aproveitamento desse "elan" com 10 jogos pode ter sido um erro estratégico, mas só futuro próximo o dirá.
Outra coisa que me saltou à vista foi o facto de haver jogadores em claro subrendimento. Uns porque o seu rendimento não passa daquilo, o que os faz (ou devia fazer) ineligíveis para um clube como o Sporting, outros porque o jogo, na teoria e com tudo decidido, lhes passava a mensagem que podiam jogar a 10 à hora.
No primeiro grupo estão claramente o Evaldo, que não consegue arrancar um cruzamento em condições; o Rodriguez, que joga a passo mesmo quando o Sporting se vê em desvantagem; o Pereirinha, que é como o Melhoral (não faz nem faz mal) e, até agora e do que tenho visto, o Bojinov, que como o Rodriuguez, joga a passo.
No segundo grupo hoje estiveram o Schaars, o Capel, o Matías, o Carriço, o Carrillo e todos os outros.
Portanto, tudo somado dá pouco mais do que nada. E esse pouco mais do que nada fez com que em 94 minutos, sensivelmente, o Sporting tenha consguido apenas algumas (muito poucas) jogadas com princípio, meio e fim, facto que por si só é manifestamente insuficiente.
Não é tanto a derrota que me preocupa (preocupa-me mas numa competição em que o Sporting já alcançou o seu primeiro objectivo, até dou de barato), o que me preocupa mesmo foi a total ausência de dinâmica, agressividade e fio de jogo. E mais, o Sporting, por não ter a tal cultura de vitória de que falo, pode muito (e o próximo jogo dará razão ou não à teoria) ter estragado o "andamento" que as 10 vitórias seguidas traziam, o que, a confirmar-se, faria da poupança de hoje, um tremendo erro estratégico, principalmente se atendermos aofacto de que este mês vão começar a chegar os adversários mais difíceis, tanto na liga portuguesa, como também nas outras competições. Podem achar que estou a ser pessimista, mas esse "pessimismo" é sustentado por demasiados anos a ver este filme em sessões contínuas.
Domingo lá estarei para ver que Sporting se apresenta. Se o Sporting adulto, competitivo e dinâmico que tem metido os adversários em sentido, se o de hoje, completamente incapaz de construir uma (1) jogada em todo o encontro.
PS: Domingos, quando te puseres a inventar, com foi o caso de hoje, avisa a malta com antecedência. É que os coitados que pagaram bilhetes de jogo e de avião e tiraram, muitos deles,do seu tempo para apoiar a equipa, não sabiam que o Sporting tinha adiado o seu jogo para o fim de semana. A equipa que jogou hoje não foi o Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário