terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Domingos, tens uma bela voz para escrever à máquina.

Hoje nem vou alongar-me muito na análise ao Olhanense-Sporting e apenas me vou fundamentar em factos. Factos que, para mim, são mais do que óbvios. Primeiro porque o que escrevo começa a soar a repetição e em segundo já me começo a cansar à séria de tanto escrever em relação a um indivíduo que - e eu já sabia - não é de todo treinador para o Sporting. É passar "cartucho" a gente estúpida.
Facto 1 - Quem quer ganhar não joga sem ponta-de-lança contra uma equipa que tem a intenção de se fechar.
Facto 2 - Quem quer ganhar não adapta um central a trinco e mete outra espécie de trinco a acompanhar.
Facto 3 - Quem quer ganhar não troca os extremos, quando tem extremos que nem com o melhor pé sabem centrar, quanto mais com o pior.
Facto 4 - Quem quer ganhar exige e responsabiliza-se por aquilo que correu menos bem, não faz discursos de merda, desculpabilizando-se com factos alheios ao jogo.
Facto 5 - Quem quer ganhar não tem medo de jogar para ganhar, de pôr a carne toda no assador. Pensa o jogo numa lógica de encostar o adversário - principalmente com adversários teoricamente mais fracos -  e não se preocupa muito no que o adversário possa fazer. Quem joga para não perder é que tenta iludir o Olhanense (esse colosso do barlavento algarvio), trocando extremos e jogando com o Jeffrén a ponta de lança (???).
Facto 6 - Quem quer ganhar não faz substituições que podem ser evitadas, como sejam as do Neto pelo André Martins. Ou jogava o Carriço ou o Neto. Os dois é palhaçada.
Facto 7 - Quem quer ganhar e não está a consegui-lo não substitui o Matías pelo André Santos.
Facto 8 - Quem quer ganhar, num jogo que começou sem ponta-de-lança e sem mais-valias tiradas dessa opção, perante uma defesa altíssima e que se fecha bem, não mete o Rubio, com 1,70. Mete o Ribas que ainda pode ganhar umas bolas de cabeça e é bem mais experiente.
Facto 9 - Quem quer ganhar não se escuda nos lesionados. Aproveita da melhor forma os que estão disponíveis, sem invenções ou adaptações.
Estes são apenas factos relativos ao jogo de hoje, mas muito mais factos, se fosse buscar os jogos anteriores, podiam figurar nesta "galeria".
A conversa do crescimento, das lesões, da família, do sexo em grupo ou da pastelaria fina, para mim, nunca fizeram sentido e por isso sempre disse que o Domingos era sobrevalorizado, porque treinar o Braga não apresenta pressão nenhuma. Mais pressão tem quem treina o Guimarães, por exemplo.
O Ano passado fomos buscar o antigo treinador do Guimarães, este ano o antigo treinador do Braga. E os respectivos meteram o Sporting no lugar que eles estavam habituados a lutar: o 4º (com vista desafogada para os 3 primeiros). Por esta ordem de ideias, para o ano vamos buscar o Paulo Alves ao Gil Vicente. Mas pelo menos esse é alguém que jogou no Sporting e por isso deve sentir aquilo de alguma maneira. E em questões de qualidade, não sei se fica aquém dos anteriores.
O problema do Sporting começa onde normalmente começam todos os problemas: No presidente e vem por aí abaixo. Na estrutura, se olharmos com atenção, há alguém que se aproveite? Claramente, não!
Dou-vos um exemplo e vocês interpretam como quiserem. Olhando a história do futebol português, nos idos anos 70, na pior seca do Porto, quando entrou o Pinto da Costa, o que é que ele fez? Rodeou-se dos melhores, mas dentro do universo portista. Pessoas que vivessem o clube com paixão. Por quem tem paixão tem sempre mais a perder do que a quem lhe é indiferente. O Pedroto é bem disso exemplo.
No período mais conturbado do Sporting, em que já vendeu a alma ao diabo (nem na seca de 18 anos nós alguma vez perdemos a identidade), o que é que estes tecnocratas de merda fazem - e já o fazem há 15 anos -? Vão buscar mercenários. Gajos que, tirando uma ou outra excepção, sabem lá quem são, quanto mais o que é o Sporting. Para eles é mais um clube na sua "ascensão". É mais um trampolim. Se correr bem, porreiro. Se correr mal, são indemnizados e seguem a sua vida. E o pior é que os próprios jogadores, mesmo alguns juniores, já pensam da mesma maneira.
O Sporting - convençam-se - precisa urgentemente de alguém que seja (muito) competente, que tenha grande carisma, mas que saiba o que é o Sporting. E isso não se aprende com brochuras, panfletos ou idas ao Museu. É um sentimento muito mais profundo do que essa palhaçada.

PS: O Sporting definha, em quase todas as vertentes, mas há dinheiro e recursos para musicais que poucos ou nenhuns tem interesse em ver. Se esta direcção metesse o musical no cu e cantasse, podia ser que resolvesse dois problemas em um (tu ain uane, in amaricate): Não gastava dinheiro e música por música, já que é o que nos andam a dar há 9 meses, podia ser que se aproveitasse alguma voz para substituir a buzina do Bugio.

1 comentário:

  1. É aqui que se assina? :)

    Já me custava perceber como é que ainda há pessoas que conseguem apoiar a gentinha que está actualmente na direcção do Sporting Clube de Portugal, a esse lote, acabei de juntar também o treinador.
    A minha tolerância para com o Domingos esgotou-se hoje e já não há recargas.
    É irreversível.

    ResponderEliminar