segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quase uma época de sonho!

Há um pensamento que diz que "quem se dá à morte, normalmente morre" e foi exactamente isso que aconteceu ontem, no Jamor, ao Sporting.
O Sporting de ontem nada teve a ver com o Sporting que Sá Pinto nos foi habituando. Faltou quase tudo, para ser lisonjeiro. Faltou raça, abnegação, vontade, agressividade e consequentemente a pontinha de sorte que nas finais dá sempre jeito.
Antes do jogo, era só euforia e confiança e, no limite, até fazia sentido, visto que a Académica tinha feito uma segunda volta sofrível, só se safando do fantasma da descida nas últimas jornadas, enquanto que o Sporting tinha, por mérito próprio, recuperado alguma da sua dignidade com a entrada de Sá Pinto. A euforia e confiança podem servir para lançar um jogo que, seria sempre de festa para qualquer lado que pendesse, mas não podem servir, em momento algum, para a equipa repousar à sombra de uma vitória prometida, achando que ela, com mais ou menos dificuldade, acabará por nos sorrir.
As finais são para ganhar, diz quem sabe, mas para ganhá-las há que as disputar com tudo e não ser negligente na abordagem.
Há muita coisa que eu poderia pôr em questão, há lances duvidosos e erros grosseiros, mas de maneira alguma ponho em causa a vitória da Académica que foi, com as armas que tem, a única equipa a querer vencer o jogo. Marcou cedo, beneficiando da "lesão" do Polga e consequente desnorte defensivo e na entrada da 2º parte, embora partindo em posição irregular, o avançado da Académica podia ter "matado" o jogo com o 2º. O Sporting nunca teve engenho para encostar a briosa lá atrás, sufocando-a e nas poucas oportunidades que teve, voltou a não ter quem decida. Wolfswinkel não pode falhar golos como os que falhou ontem e noutros jogos decisivos. Parece brincadeira, mas o homem, apesar dos seus 25 golos esta época, falhou outros tantos... Ou mais! Há claramente matéria para um futuro próximo, mas um clube como o Sporting tem de ter um ponta-de-lança que faça golos hoje.
E, no fundo, a época verde e branca é pautada por uma palavra: Quase.
Quase que temos uma liderança forte; quase que temos uma estrutura vencedora; quase que lutámos pelo título; quase que vencemos a Liga Europa; quase que chegávamos à Champions e quase que vencemos a Taça de Portugal... No fim e fazendo as contas o resultado é zero!
Apesar de ser substancialmente melhor do que chegar a Novembro com as malas aviadas para férias, em todas as competições, continua a não ser suficiente num clube com a grandeza e historial do Sporting.
Há duas coisas de que o futuro eminente do Sporting depende e elas são a posição desta direcção em relação ao futuro próximo (eleições ou não eleições) e se esta equipa, no seu grosso, consegue transitar para a época que vem sem grandes mexidas. Se na primeira, apesar da incompetência com os resultados à vista, confesso que não vislumbro um cenário de eleições antecipadas e, mesmo que suceda, não vislumbro quem possa (e queira) dar o corpo às balas condignamente, na segunda parece-me que se o Sporting conseguir manter o grosso da equipa para a próxima época, com alguns ajustes necessários, terá com toda a certeza todas as hipóteses de fazer muito melhor do que este ano. Até porque não é especialmente difícil. "Basta" efectivar os quase títulos que andamos a apregoar há décadas.
Só em jeito de remate final, não me parece normal, com todo o respeito que a Briosa me merece, que o Sporting perca um troféu, que nas últimas décadas não abundam, por negligência.

5 comentários:

  1. Conforme já falámos, estou convencido que se a Taça tivesse vindo para Alvalade, Godinho Lopes iria aproveitar a esquizofrenia de 99,9% daqueles que vivem em função de a bola entrar na baliza ou bater no poste para reforçar a sua liderança e ao mesmo tempo livrar-se de Paulo Pereira Cristóvão, provocando eleições antecipadas e, digo eu, seria lista única.
    A questão de haver investidores ou não – estou convencido que não vão aparecer - é apenas mais uma aldrabice de Godinho Lopes.
    Com uma derrota, ainda por cima vergonhosa, não por ter sido frente à Académica mas por desmesurada falta de empenho e ambição, já tenho sérias dúvidas, para não dizer que tenho a certeza, que essas eleições apareçam.
    Em qualquer dos casos, como muito bem referes, “mesmo que suceda, não vislumbro quem possa (e queira) dar o corpo às balas condignamente”.
    Há no entanto uma hipótese que não se deve descurar. A de haver, quem sabe, ainda mesmo ao longo desta semana, demissões por discordância com a manutenção de PPC como vice-presidente, suficientes para a direcção deixar de ter quorum.
    Sabemos que há descontentes com a presença do referido indivíduo e que possivelmente só estariam à espera do final da época para se manifestarem.
    Como escreveu o Cláudio, “A verdadeira Mancha Negra no Jamor, foi o Sporting!”
    Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo tenho o privilegio de ler as suas(na maioria das vezes) acertadas analises. No entanto chegados ao fim da epoca desportiva e depois do que vi ontem e depois de ter lido a sua analise, não me contive e achei que tendo eu tambem a mania que percebo algo de bola deixar aqui a minha anlise(opinião) sobre o nosso clube. se verificarmos a epoca efectuada pelo nosso clube não posso deixar de pensar que (infelizmente) está ao nivel do que nos tem habituado e digo isto com grande sofrimento mas um pouco abnegado, não digo com isto que irei partir o meu cartão de socio pois isso é pratica habitual noutras bandas mas não em alvalade, porque ser do sporting é ser diferente é sabermos que pertencemos a uma elite porque apesar de alguns apregoarem que tem não sei quantos socios na terra e mais uns quantos noutros planetas( pois os numeros que apresentam não pode ser só de humanos deve haver socios tambem noutros planetas) somos diferentes pois apesar de tudo NUNCA renunciamos ao nosso clube e a prova está que apesar de nada termos ganho este ano conseguimos bater recordes de assistencias num pais em crise não está mal. Voltando ao pontape na bola como disse no inicio esta epoca está ao nivel das anteriores apenas com uma ressalva desta vez não houve um rasgo de genio de algum jogador ou de algum dos treinadores que tivemos que nos leva-se a uma classificação que nos permiti-se qualificar para a champions league ou que nos leva-se a vencer alguma das competiçoes internas. E aqui parece-me que começa já a "fraca" ambição que parece instituida no nosso clube. Quando os responsaveis do nosso clube parecem mais preocupados se a equipa se classifica para a liga milionaria desde o inicio do campeonato e não em vencer o campeonato algo não bate certo, das duas uma ou revelam ambição e capacidades de dirigentes de clubes medianos ou então já transformaram o nosso clube num genero de "ai jesus que somos uns coitadinhos" e lutamos para não descer de divisão.A esses senhores só lhes digo." tenham vergonha não duvido do vosso sportinguismo( embora ás vezes seja dificil não duvidar) mas respeitem todos os sportinguistas pois são esses os verdadeiros "SPORTING CLUBE PORTUGAL". Mas pronto vamos acreditar que apesar de termos um presidente com 60 e tal anos ele no futuro ainda revele alguma ambição vencedora.

    ResponderEliminar
  3. (2ª parte)
    Quando á equipa e isso é que importa, contratamos no incio um treinador competente(Domingos Paciencia) mas que não apresentou resultados e como todos sabemos quando isso acontece a "corda" parte sempre do mesmo lado só não percebi foi a direcção que apostou fortemente no treinador( até para vencer as eleições) há primeira oportunidade tenham o deixado "cair". Aqui voltamos ao tema direcção, mas como em todos os lados quando as coisas não correm bem só tem de assumir e não foi isso que aconteceu, o que aconteceu foi uma serie de asneiradas a tentar explicar-nos como um projectos com tres anos onde este treinador era cabeça de cartaz caiu em menos de um ano. Quanto ao plantel em si a vinda de varios jogadores não só era necessaria com era imperativo pois como se pode facilmente ver do actual onze inicial não cabe( e bem digo eu ) praticamente nenhum jogador do ano passado e achamos que a equipa deste ano ainda não é tão forte como devia ser isto só quer dizer que bo ano passado ainda era MUITO mais fraca. Claro que quando chegam "camionetas cheias" de jogadores algumas coisa não correram logo bem,bem como algumas contrataçoes não foram as acertadas, embora na ninha opinião muitos dos que vieram foram acertadas, e passo a citar: claramente na baliza estamos bem servidos e espero que o mantenham por muitos anos pois o Patricio contra tudo e contra todos mostrou o bom guarda-redes que é,no caso de ser vendido é minha opinião que com o Marcelo tambem ficaremos bem servidos. na defesa claramente tenho que destacar o insua e o melhor elogio que lhe posso fazer é que há muito que não tinhamos um lateral esquerdo desta qualidade e que está bem ao nivel dos melhores que passaram por alvalade. Claramente que o onyewu trouxe algo de bom mas é minha opinião que ele apenas é bom ou seja nada de expecional e no sporting não podemos conformarmos só pelos bons temos que ter os que são acima da média. O xandão parece que ainda é um pouco "verde" no entanto reconheço-lhe capacidades de ser um desses acima da media, a ver vamos. Poderia falar tambem do Rodrigues mas só me lembro de o ver jogar pelo Braga...portanto em minha opinião pode voltar de onde veio pois de certeza que a clinica de alvalade deve precisar do espaço que ele está lá a ocupar para algum verdadeiro sportinguista. ( cont.)

    ResponderEliminar
  4. 3ªparte
    No meio-campo foi onde houve claramente mais contrataçoes acertadas. O Schaars é acima da media alem de ser um porto sempre de confiança quando a bola "pica" nos pes de outros.O Elias é claramente dos melhores brasileiros que passaram por alvalade, é bom em tudo o que faz e em todas as posiçoes que desempenha. O Rinaudo é um leão, pena ter nascido argentino pois este menino se fosse portugues era do sporting de certeza, é o jogador que todos gostamos, lutador e sua a camisola e alem disso ainda consegue dar uns toques. O Capel é um bom jogador muito acima da media e que nunca vai ser um Messi ou Cristiano Ronaldo mas que está bem ao nivel dos melhores que tenho visto por ai. O Wolfswinkel demonstrou que num futuro proximo poderá ser ainda mais acutilante do que foi esta epoca e fazer mais golos, para primeiro ano não está podia fazer melhor sim é verdade mas tambem mostrou "serviço" e temos que saber ver que veio de um campeonato(Holandes) onde os defesas são mais "macios" do que em portugal. Tenho que deixar aqui tambem algumas palavras para outros jogadores que apesar de já cá estarem tambem o merecem. O Polga na minha opinião ainda devia continuar mais um ano pois demonstrou que ainad está a um nivel razoavel e que na maior parte da epoca, senão mesmo em toda, foi o nosso melhor defesa central. O matias fernandez é para mim o nosso melhor playmaker. Tecnicamente muito forte joga e faz jogar, só lhe falta ainda ser ainda mais um pouco regular nas exibiçoes e mais acutilante na hora de rematar há baliza. o João Pereira é bom mas...o discutir com tudo e com todos e aquela mania de ser rufia dele só o prejudicam e mais grave prejudicam o sporting, embora lhe reconheça capacidades que são "tapadas" pelas suas atitudes em campo de "BAD BOY". o Ismaylov demonstrou aquilo que todos sabemos quando em boas condiçoes fisicas é JOGADOR DA BOLA e podem ter a certeza que senão fossem as lesões já há muito tempo estaria num clube de topo europeu. tenho que referir o Jeffren que apesar de pouco ter demonstrado será ( se as lesões deixarem) o melhor jogador do sporting nas proximas epocas porque tem uma qualidade muito acima da media, espero que tenhamos o privilegio de ver do que ele é capaz nas proximas epocas e eu sei que ele é capaz de muito. Quanto ao resto dos jogadores pouco ou nada acrescentaram. a maioria nota-se qualidade mas ainda verdes para fazerem a diferença são esses os casos de Andre Martins, Carrillo e do Arias por exemplo.Deixei o Sà Pinto de parte pois em breve irei proninciar-me sobre ele.Bom já vai extensa a minha prosa, mas não posso deixar de perguntar ao Kracken o seguinte: Sem por em quase o valor do oneywu porque razão saiu o Xandão da equipa titular????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de algumas calinadas na língua de Camões, percebo a tua análise e concordo com a quase totalidade da mesma.

      Eliminar