terça-feira, 23 de outubro de 2012

O triénio em batalha naval

A prova que a direcção que gere o Sporting, não era mais do que um albergue espanhol (e dos maus!) está à vista.
Vão-se multiplicando os torpedos, de toda a parte (inclusive, em alguns casos, da própria) o que tem causado - com grande estrondo, diga-se - a implosão desta direcção.
Vejamos quem eram e como foram afundadas as maiores figuras do projecto do... - porque não chamá-lo - triénio!

Carlos Barbosa
Presidente Dixit "Carlos Barbosa é uma mais valia, pois é presidente do maior clube português. Se há alguém que consegue arranjar investidores e patrocinadores é ele"
Barbosa Dixit:" Para o ano os nossos adversários são Real e Barça"
Digo eu: Yeah, Right! Misleading the pills again.
Status: Barco de dois canos ao fundo com dois tiros certeiros. Diz ele que foram tiros profissionais que o fizeram ir ao fundo.

Paulo Pereira Cristóvão
Epíteto: Robocop ou a Guarda pretoriana desta direcção
Dixit: " Não desviei dinheiro em meu benefício"
Digo eu: Pode não ter sido em teu benefício, mas foi no de alguém.
Status: Barco de três canos ao fundo com 3 tiros certeiros. Os tribunais, quando querem têm uma pontaria do camandro.
Mais: É de assinalável atraso mental que um ex-PJ seja, justamente, "agrafado" por ex-colegas seus. Por aí se vê a fama do "menino".

Domingos Paciência
Presidente Dixit: É o treinador para o triénio e o treinador do projecto (esta última, confesso que não sei do que é que ele falava)
Domingos Dixit: Eu vejo médicos, eu vejo fadistas, eu vejo carpinteiros, eu vejo toda a gente a falar do Sporting.."
Digo eu: Se em vez de te preocupares com isso, te tivesses preocupado em arranjar um plano B, para quando as coisas corriam mal, em vez de coçares a cabeça, eras capaz de te ter safado melhor. Digo eu.
Status: Barco de um cano ao fundo com 1 tiro certeiro. E à traição. Num domingo não estava em causa e continuava a ser o treinador do triénio (O Domingos tem passe vip para os domingos) e na segunda estava na rua.

Ricardo Sá Pinto
Epíteto: o 2º treinador do triénio (convém lembrar ao lambuças-mor que um triénio são 3 anos e não 15, como ele, claramente, pensa)
Sá Pinto Dixit: " A equipa não está forte, está fortíssima"
Digo eu: De facto o plantel tem mais soluções, mas até um bom plantel formar uma boa equipa, vai um longo caminho que o Sá, por muito bem intencionado que seja, não consegue promover. A rábula de um meio campo por jogo mostra, de certa forma, a impreparação para um cargo tão exigente (sem qualquer hipocrisia, fui um dos que acreditei que o Sá soubesse modelar a cena, mas percebi que não, pelo menos não no Sporting).
Status: Barco de um cano ao fundo com 1 tiro certeiro. O barco de um cano bem se esquivou durante algum tempo dos mísseis internos, mas a onda de tsunamis (vejam a forma como se cria um pleonasmo cómico) acabou por apanhá-lo.

Luis Duque e Carlos Freitas.
Presidente Dixit: "Dupla maravilha que pode levar o Sporting, de novo, aos títulos"
Duque Dixit: "Não há quaisquer divergências na SAD"
Digo eu: Qual SAD? Mas ainda há uma SAD? Mas ainda há Sporting?
Satus: Jornada Dupla. Uma Fragata e um barco de 3 canos ao fundo quase em simultâneo. Depois do enchimento de bolsos em comissões com retorno duvidoso, ambas as "barcaças", já tinham dificuldade em navegar. Pode dizer-se que apenas boiavam (o que no caso do Duque é um eufemismo)... Acertar em elementos imóveis é mais fácil.

Portanto, o que eu retenho disto tudo, brincando, é: Para esta direcção afundar - parece-me - apenas falta continuarmos a disparar sobre ela.

E o que é que falta?
- O porta-aviões Godinho (com toda a gente dentro. Rui Paulo Figueiredo, João Pedro Varandas e todos os Yes Man do porta-aviões): Está farto de levar torpedos e com grande dificuldade vai-se aguentando porque parece andar claramente à deriva. Resta saber até quando.
- Os dois barcos esquivos de um cano. Nobre Guedes e Ricciardi. Parecem peões num jogo de xadrez, embora, pela forma como têm, em sucessivas direcções, passado entre os pingos da chuva e proliferado, rapidamente se percebe que estes "peões", de peões não têm nada. São de todos os barcos, os mais perigosos e os mais difíceis de afundar.
- Todos os outros barquitos e barcaças que vão navegando na órbita do porta-aviões e que se pense que, por si só, podem fazer mossa.

Como vêem, a frota (???) já está muito debilitada. É preciso um assalto final para afundarmos de vez esta frota maldita.
Apesar de a nossa frota estar também debilitada de 15 anos de guerra mais ou menos violenta, há que acreditar que este é o momento de pôr no papel a frase: GAME OVER!

1 comentário:

  1. Completamente de acordo, principalmente no facto de o alegado porta-aviões (Godinho) não passar mesmo de uma balsa com um buraco no fundo, enquanto que disfarçados de embarcações menores (Ricciardi e Nobre Guedes) são os verdadeiros carriers mas que disparam contra o resto da própria frota e de outra forma não podia ser. Se nem na profissão deles se safam a não ser à custa de alegados esquemas era logo de futebol que iam perceber alguma coisa.
    Bem vistas as coisas e mantendo a analogia bélico naval, nada me tira da ideia que toda a escumalha que temos dentro do clube não passa, cada um deles, de uma carga de profundidade.
    Quanto ao “Game-Over”, não estou tão optimista. Em vez de sair Godinho entra mais uma vez Couceiro, logo, vai ser apenas “Insert another coin” ou se quiseres, oxigénio até ao Natal, já que como dizia o Serrão ontem, agora já só chegamos ao Dia de Todos os Santos.

    ResponderEliminar