quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

É só competência!

Hoje chega-nos a notícia de que a última contratação do Sporting, no último dia de transferências,  pode estar envolta em ilegalidade.
No fundo e infelizmente, nada que surpreenda um comum adepto ou sócio do Sporting. Chegámos à situação de que o que devia ser normal, na gestão financeira ou desportiva do nosso clube é que é motivo de surpresa. Adiante.

O Sporting precisava, neste mês de Janeiro, de resolver e diminuir a sua folha salarial. Com os objectivos da época reduzidos a uma luta sem sabor pela Europa, é natural que se tenha pensado em adaptar o plantel às necessidades. Até aí, concordo na plenitude.
Deixo de concordar tanto quando se olha com sofreguidão apenas para a folha salarial e não tanto para a parte desportiva. Nessa medida a saída de Ínsua, por muito que tenha sido excelente em termos de redução de folha salarial, financeira e desportivamente foi um mau (para não dizer péssimo) negócio.

O Sporting "despachou" Elias, Pranjic, Gelson, Izmailov, Pereirinha, e mais uns quantos, foi buscar uns miúdos à equipa B e vieram Miguel Lopes (no negócio de Izmailov) e Joãozinho (emprestado do Beira-Mar), mas só nos últimos dias é que o Sporting começou a dar mostras de querer - de facto - contratar um ponta-de-lança que necessita desde há, pelo menos, ano e meio. Ponta-de-lança esse que seja alternativa clara ao holandês que joga sempre.
Primeiro falou-se em Ghilas, do Moreirense, do qual o Sporting tem direito de opção (?), depois foi Paulo Henrique que, segundo a Traffic, detentora dos direitos desportivos do jogador, não conseguiu chegar a acordo porque o Sporting demorou a apresentar uma proposta concreta e, agora, com o retorno do antigo avançado do clube, Marius Niculae, a transferência pode ficar sem efeito prático porque o romeno representará o seu 3º clube na presente época.

É impressionante que pessoas supostamente qualificadas e com a informação que paira pela internet, não tenham feito o trabalho de casa. Básico. No site zerozero.pt, por exemplo, acedendo à ficha do jogador, percebe-se que esta época Marius Niculae já estava "nomeado" em dois clubes: Dínamo de Bucareste e Vaslui, embora não seja líquido claramente que tenha jogado pelos dois. Era, por isso, imperioso, que antes de avançar para a contratação, questionassem as entidades competentes sobre o caso, na perspectiva de pôr um terceiro clube (Sporting) na ficha do jogador na mesma época. Percebe-se que não o fizeram.

Mais, soube há pouco, que o Sporting emitiu um comunicado a dizer que "dará início ao processo de inscrição sem prejuízo da transferência efectiva estar dependente de um parecer final.". O que quer dizer, a grosso modo, que o Sporting inscreve o jogador, mesmo que não possa futuramente usufruir desportivamente do mesmo. Que competência!

Quero dizer, independentemente do que penso da competência de quem gere o meu clube, que considero estes regulamentos aberrantes e apenas por uma situação. Os regulamentos dizem que um jogador não pode jogar por 3 clubes diferentes na mesma época que se estende de 1 de Julho do ano A a 30 de Junho do ano B. Até aí tudo certo, não fosse haver uma janela de mercado que só fecha a 31 de Agosto, quando todas as competições já começaram.

Ficamos a aguardar pelos novos capítulos da saga "Godinho, a enterrar o Sporting desde Março de 2011".

PS: Só uma nota para a AGE. Uma AG marcada para bancada poente do Estádio José Alvalade, além de ser inédita, só pode ser apelidada de parva. Os atestados de parvoíce deste PMAG e da própria MAG têm sido muitos, mas este só pode ser considerado a cereja no topo do bolo.
Pergunto: Para que é que servem os 60 mil euros exigidos no pedido? Devem ser para o serviço de catering...

1 comentário:

  1. Como já diz o "Inimigo Público" - apenas mais um dos que gozam com o SCP – o "Niculae deslocou a anca ao assinar pelo Sporting" :p
    Assim sendo, sempre tem meia época para recuperar.
    Enfim, miséria atrás de miséria.

    ResponderEliminar