domingo, 3 de fevereiro de 2013

Alta traição

Nos dois últimos jogos (Guimarães e Rio Ave) o Sporting foi atraiçoado. Se no primeiro, jogou o suficiente para vencer, mas empatou, hoje (ontem), jogou muito menos e acabou por perder a 3ª vez com este adversário nesta época desportiva. Em ambos os casos pode sentir-se traído pela sorte e por alguma inépcia. 3 golos sofridos de auto-golo atraiçoam a própria estatística e lógica.

Mas o Sporting pode sentir-se traído ainda mais por ter um presidente destes, que trai os valores do clube, que trai os valores da democracia, que trai a liderança, que trai a competência, que trai a própria lógica e que, acaba também por trair-se a ele próprio, de tão inepto que é e desesperado em manter o poder a qualquer custo.

Sobre esta última traição, os últimos dias foram particularmente profícuos em afirmações completamente desconexas com a realidade.

Enquanto Godinho acusa a Mesa da Assembleia Geral de traição, acusação completamente ridícula, pois a MAG apenas deu providência a um requerimento consagrado nos estatutos, esquece-se que desde que foi empossado, já traiu o clube diversas vezes, financeira e desportivamente. A própria forma como foi "eleito" é uma verdadeira traição à história democrática que o Sporting Clube de Portugal sempre teve.

Há mesmo relatos que indiciam tiques de totalitarismo primário só entendível numa lógica de desespero, como o da ameaça rasteira aos funcionários do clube de retirar-lhes o ordenado caso não apoiem a direcção, como as várias agressões perpetradas por elementos ligados à segurança pessoal de Godinho Lopes a sócios/adeptos contestatários, ou mesmo como o episódio da sessão de esclarecimento da MAG.

Por isso e por muito mais, deixo abaixo uma pequena compilação de algumas das inacreditáveis afirmações de Godinho Lopes nos últimos dias a que se podem juntar todos os episódios que marcam indelevelmente este mandato. Cada um pode concluir disso o que entender.

«Houve uma clara tentativa de chantagem do doutor Daniel Sampaio ao doutor Eduardo Barroso, tendo-lhe dito que caso não houvesse AG ele se demitia».
Claro que sim, "xôr" engenheiro. Vá ler os estatutos antes de dizer barbaridades.


"Infelizmente o mercado fechou de forma conturbada, apesar de termos alertado a mesa da AG que, durante este período, não deveriam ter lugar ocorrências que prejudicassem a gestão corrente. E nós estávamos a fechar com dois jogadores quando, ao mesmo tempo, o doutor Daniel Sampaio falava à comunicação social sobre a marcação de uma assembleia geral. Isto é uma situação grave."
Isto não é uma situação grave. É uma situação gravíssima, mas apenas na cabeça do "xôr" engenheiro. Mais uma vez, recomendo vivamente aquele compêndio chamado "Estatutos do Sporting Clube de Portugal". Vai ver que vai gostar.

"Estávamos a negociar, com o Dínamo Kiev, o Milevski e o Marco Ruben, por troca com o Wolfswinkel. Era um pagamento generoso que envolvia mais do dobro do investimento. Os dois jogadores viriam por empréstimo, sem o Sporting pagar nada, mas as negociações. abortaram porque, devido a toda esta turbulência, o Dínamo recuou, pois entendeu que o Sporting podia estar numa situação financeira difícil"
É inédtito. O clube comprador preocupado com os problemas internos do clube vendedor. Será caso para falar em solidariedade?

"As negociações por Kleber foram feitas com o FC Porto e ontem os serviços de secretaria tinham marcado a viagem do jogador para Lisboa, às 20H45. O Kléber já estava a caminho do aeroporto, quando recebi um telefonema de representante do BMG, que detém 20 por cento por passe, a exigir um aval meu à contratação."
Nem foi o Porto a pedir contrapartidas de última hora nem nada, como a que se veio a confirmar hoje (extinção da cláusula referente aos 25% de mais-valias numa futura venda de João Moutinho). Foi o BMG, que apenas detém 20% do passe.

«No que se refere ao Insua, decidimos que por se tratar de um bom jogador que poderíamos usar da sua mais-valia para um encaixe financeiro. Posso dizer em primeira mão que havia uma proposta e que fomos pressionados por várias pessoas: era do Benfica, mas eu não quis. O presidente do Benfica pediu para se reunir comigo para que lhe vendesse o Insua e que nos daria em troca o Nolito e o Kardec. Foi oferecido isto»
Grande presidente. Vejam só que impediu o Ìnsua de ir para o Benfica quando foi pressionado por... pessoas, mas esqueceu-se que o lateral, para além de valer bem mais do que os 3,5 milhões, desportivamente fazia falta.


«O Sporting é um clube muito maior do que este momento específico que se está a viver. Só se consegue dar a volta a este momento através de união. O presidente do Benfica esteve lá nos primeiros três anos no sexto lugar do Campeonato. No entanto, doze anos depois deu a volta às coisas. Nos clubes há um período de aprendizagem e eu estou há menos de dois anos no Sporting»
Desculpem-me a linguagem, mas foda-se, se em 2 anos, o Sporting está com um pé inteiro do lado da extinção, desportiva e financeiramente esvaziado, daqui a doze, com Godinho, o Sporting passa a ser uma empresa de eventos e lazer do BES e do BCP.
Se queres aprender, vai tirar um curso nas novas oportunidades e dá lugar a quem saiba e possa fazer melhor.


«Estou habituado a dar a cara e tenho de perceber o que é o melhor para o Sporting. Não estou agarrado ao poder, razão pela qual fiz um comunicado a dizer que vou a eleições»
Ó Godinho, se mentira desse dinheiro, já estavas multi-milionário. Então, se bem me lembro, disseste antes da possibilidade de haver AGE: 
- Que nunca te demitirias.
- Que não estavas disponível para eleições.
Disseste quando começou a haver a possibilidade de uma AGE:

- Que te demitias no dia em que a AGE fosse marcada.
- Que a AGE era ilegal e que irias meter uma providência cautelar.
Dissestes depois da AGE ser marcada:

- Que estavas disponível para eleições, mas apenas no final da época.
Consegues perceber porque é difícil acreditar naquilo que dizes?
Já agora se estás habituado a dar a cara, porque não tentar algo mais complexo mas igualmente importante, como dar o lugar?


«Não gostaria de dizer isto, mas haver AG agora é desastroso para o Sporting: quando há salários por pagar, passes nas mãos dos jogadores, fornecedores a bater à porta, clubes e agentes a discutir... seria o caos»
Eu também estou com medo e percebo-te, mas convém que percebas que o Sporting antes de ti, já teve 40 presidentes e a partir de certa altura na vida do clube esses problemas sempre se puseram.
Podes ir embora descansado que quem vier, há-de fazer o seu trabalho, pelo menos, tão bem como tu.


As minhas conclusões sobre esta matéria, digo-o sem rodeios, estão tiradas há praticamente 2 anos. Sempre tive o pressentimento, pela forma como forçou a entrada,  por quem se rodeou e pelo não projecto que representa, que Godinho Lopes nunca seria parte da solução e que pela força da lógica, acabaria por fazer parte do problema, como hoje se constata.
 

O Sporting Clube de Portugal, a continuar nesta senda de eleger (este, para mim, nunca foi eleito, foi cooptado por uma afinação) pessoas fiés ao interesse bancário que, por isso mesmo, detêm pouca ou nenhuma independência institucional e parca liderança, adjuvada ao pouco know-how do core business de um clube desportivo, muito dificilmente sairá alguma vez do definhar constante.
Viverá sempre em sobressalto, em convulsão e em autêntica alta traição. Consigo, com os seus valores centenários, com os sócios e com o futuro.

Apontemos pois a dia 9 de Fevereiro de 2013, como uma possibilidade de renascimento daquilo que o Sporting realmente é e representa.

Sem comentários:

Enviar um comentário